Preparar, apontar... resultados! Por que sua empresa precisa de planejamento de marketing?



Startups, indústrias, comércios, serviços... seja uma multinacional ou uma banca de churros, o seu negócio merece, ou melhor, precisa de planejamento.


Ao iniciar um negócio, o que está em jogo é o seu bem-estar, a sua tranquilidade e a sua vida. O mercado está recheado de empresas criadas por pessoas que amam o que fazem ou irão fazer e se arriscam para entrar na concorrência com empreendedores que já estão no mercado há mais tempo. E aí chegamos no ponto-chave, a chance de mudança na história: como transformar sua grande ideia em lucro e resultados?


Então vamos lá, para mais um post de dicas, e dessa vez, dicas de um bom planejamento estratégico para iniciar (ou resgatar) seu negócio:



1. Entenda porque seu negócio existe


Sabe aquela velha premissa do MVV (Missão, visão e valores)? É desse cara mesmo que estamos falando, mas antes de filosofar vamos entender no que consiste cada um deles:


Missão: qual a diferença que a minha ideia traz para o mundo, para as pessoas, para meu público e para minha vida?


Visão: você está criando sua empresa com a ideia de dar certo, né? (óbvio que sim, senão não estaria lendo um texto lindo desses 😜). E onde você quer chegar lá na frente, a longo prazo? Daqui, 5, 10, 15 anos, em que patamar você deseja colocar sua empresa? Vamos lá, otimismo e realismo andando lado a lado, pois o esforço é todo seu (e nosso também se você quiser) para levar ele até este objetivo.


Valores: Acho que não precisamos nem falar muito sobre eles, não é? Por trás de toda empresa, há uma pessoa, e os seus valores, aqueles inegociáveis, deverão ser refletidos em sua marca.



2. Objetivos x Metas


Antes de definir, vamos compreender a diferença entre objetivo e meta. Os objetivos são resultados maiores, onde realmente se deseja chegar. Já as metas, são os passos que você precisará dar para alcançar os objetivos. Vamos a um exemplo barbada de entender:


Meu objetivo: Ir à praia final de 2019.

Minhas metas: Guardar X R$ por mês, organizar o trabalho para poder sair, encontrar lugar para ficar, organizar as malas, revisar o carro, colocar o pé na estrada, curtir um marzão de boa com a vida.


Teoricamente, as metas devem ser SMART, ou seja, específicas (Specific), mensuráveis (Mensurable), alcançáveis (Attainable), relevantes (Relevant) e com tempo estabelecido (Time based).



3. Quem é o seu cliente?


Infelizmente, nenhuma marca no mundo vende para todo mundo (nem mesmo as Havaianas, que todo mundo usa 😜). E por isso, chegamos ao tão falado público-alvo! Ou seja, para quem, de que lugar, com que idade, que comportamentos, que trabalha com o que, que pesquisa o que... meu produto irá solucionar o problema?


Para isso, tanto no offline quanto no digital, torna-se essencial a segmentação de público, para definir, divulgar, pensar, bolar estratégias e vender para um público que, demograficamente, geograficamente, psicologicamente e comportamentalmente, realmente queira seu produto/serviço.



4. Falando em digital... all-line


Implante em seu negócio uma cultura all-line! Mas o que seria esse treco? Simples. Sua marca precisa estar visível e alinhada no digital e no físico. De nada adianta o seu público-alvo não encontrar sua empresa, mas pior que isso é ele encontrar ela linda, simpática, leve, atrativa, um sonho de empresa no digital... e no momento que for até o seu negócio, isso não ser replicado fisicamente.


A linguagem, o posicionamento, o comportamento, todos os pontos do seu relacionamento com o cliente devem estar condizentes na "vida real e virtual". Sabemos que este trabalho é minucioso e detalhado, e você pode deixar com a gente!


OBS: Há um tempo, fizemos um texto bem legal (sim, a gente tem uma ótima auto-estima 😍) aqui para o blog que fala um pouco mais sobre este assunto. Dá uma conferida depois: A nova tecnologia chamada: quer um cafezinho?



5. Saiba o que você já alcançou


Tudo isso que aprendemos até agora irá levar sua marca para algum lugar, mas que lugar é esse? Este lugar são os lindos resultados! E resultados não só financeiros, mas sim dados mensurados e analisados de expansão de marca, engajamento de público, satisfação dos clientes em todo o processo decisório de compra, e sim, vendas!


Mas, como chegar a estes dados? Este trabalho é feito de forma completamente interligada entre nós (agência de resultados) e você (nosso incrível cliente), pois iremos saber exatamente quantas pessoas viram, interagiram, clicaram, acessaram, gostaram, falaram de sua marca e muito mais, e você terá a missão de nos contar no que isto refletiu em gente no seu negócio (se for ele físico, pois se for online a gente sabe também 😉).


Isso tudo você consegue através dos nossos serviços de marketing digital e marketing estratégico.



Então, amigão, agora que você já sabe um pouquinho, entre em contato com a gente e ao infinito e além! O céu é o limite para o sucesso do seu negócio! 🙌💪



Ao infinito e além

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